O QUE SERVIMOS

Desenhamos programas e criamos um espaço colaborativo e seguro, propício à criatividade, à inovação e ao “novo” que necessita de emergir, para alimentar uma comunidade aberta, constituída por pessoas que precisam de transformar o sistema e cujo propósito é contribuir para um futuro completamente positivo.

Reconhecemos com humildade que, por vezes a beleza e a magia são o caminho através do qual melhor nos ligarmos ao nosso propósito e com o sistema. Na sua complexidade o nosso sistema transborda com possibilidades positivas.


PROGRAMA DE LIDERANÇA CRIATIVA

O programa de liderança criativa é um espaço de aprendizagem e de transformação que entrelaça as dimensões pessoal, profissional e planetária, enquanto permite a emergência do novo, no contexto de desafios societais reais e prementes.

Trata-se de um programa emersivo no qual líderes criativos com perfís muito diversos colaboram ao longo de 12 dias (em três móduos de quatro dias cada).

CHAMAR O FUTURO



Com uma equipa de pessoas inspiradoras a REBUNDANCE criou a CHAMAR O FUTURO CRL (cooperativa, sem fins lucrativos), a qual se tornou o seu braço de intervenção na área social, uma vez que as possibilidades de intervenção em territórios de intervenção prioritária são imensas e que soluções holísticas são mesmo necessárias.

Em 2020 a cooperativa candidatou-se com sucesso a dois fundos na área social, com os quais desenvolve agora projetos até 2023. Selecionamos a orla de Monsanto (o pulmão de Lisboa) como território de intervenção – com foco nas comunidades que ali habitam e trabalham e no enorme potencial regenerativo da floresta.

Os bairros em foco são: Bela Flor, Liberdade, Serafina, Quinta do Tarújo, 2 de Maio, Casalinho da Ajuda e Sete Moinhos. O nosso objetivo é e contribuir para a resiliência destas comunidades, começando por facilitar espaços que permitem desvendar abundância renovável e endógena e trazendo capacitação em áreas que se revelam essenciais. Abrangem as Freguesias de Campolide, Ajuda e Campo de Ourique.


PROGRAMA PARA A EVOLUÇÃO ALIMENTAR

No âmbito dos Círculos Futuro em Monsanto que reúnem com o tema “o ciclo alimentar” foi expresso pelos participantes que existe uma grande lacuna de conhecimentos para que possamos através da alimentação, conseguir mais saúde e bem-estar. Tendo desenvolvido o Manifesto para a Evolução Alimentar, decidimos abraçar este próximo desafio e criámos o novo programa para a Evolução Alimentar com o objetivo de contribuir para a resiliência individual e de uma comunidade, enquanto cria sinergias e benefícios para a regeneração do planeta. O programa para a Evolução Alimentar combina a capacitação em co-liderança com capacitação nas áreas da agricultura regenerativa (também urbana) e na confeção alimentar holística e regenerativa.

Para 20 participantes na vertente alimentar regenerativa e outros tantos na vertente com foco na agricultura regenerativa, o programa terá lugar entre Fevereiro de 2022 e Novembro de 2022. Será constituído por 10 ciclos de um dia e meio cada qual, será presencial, imersivo, colaborativo e a aprendizagem vai ser prática.  

Este programa é realizado em parceria com:

  • Turismo de Portugal através da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Centro de Agroecologia de Mértola | Horta da Malhadinha | Terra Sintrópica
  • Junta de Freguesia de Campolide
  • Escola profissional ALSUD
  • Rede DLBC
  • Zero Waste Lab
  • Locals Approach Nuno Queiróz Ribeiro, Joaquim Espada, entre outros líderes criativos e transformacionais

Cofinanciado pelo programa PORTUGAL 2020

CÍRCULOS

CÍRCULOS são encontros regulares acerca de um desafio concreto, nas quais convidamos a participar pessoas com uma multiplicidade de perspetivas, sendo o seu objetivo chegar a um posicionamento consensual sobre cada um dos desafios. O nosso objetivo é de explorar o espaço partilhado por todos no tema abordado para identificar os valores comuns sobre os quais se torna possível desenvolver medidas de intervenção.


ORGRAMS

Os ORGRAMS são programas imersivos e colaborativos que fomentam sinergias sistémicas para solucionar desafios no contexto concreto de um futuro totalmente positivo.

Estes programas são desenhados em colaboração estreita com parceiros. Abraçamos o sector do turismo focando o que se encontra em profunda transformação abordando a forma como nos movemos e exploramos o que o planeta nos proporciona de magia e de diversidade de culturas e como passamos o nosso tempo. Desvendar os novos serviços neste sector para que com o turismo possamos promover a resiliência societal.

INSTRUMENTOS

INSTRUMENTOS são conteúdos didáticos concebidos pela equipa REBUNDANCE, que colocamos ao serviço da comunidade aberta de transformadores que apoiamos. Os valores que partilhamos estão na base das relações colaborativas. A primeira ferramenta que desenvolvemos em INSTRUMENTOS são as cartas “Valores REBUNDANCE”. Desenvolvemos este deck de cartas para promover conversas mais profundas e colaboração transdisciplinar, entre os atores de um sector societal, rumo a um futuro completamente positivo e acessível a todos os seres vivos.





MOSAIC SALON

MOSAIC SALON é uma plataforma de encontro para a comunidade de líderes transformacionais, criativos e rebeldes se poderem conectar regularmente, continuando a alimentar a própria curiosidade, compaixão e coragem para contribuírem para um “futuro totalmente positivo”. Trata-se de um espaço seguro para celebração e aprendizagem que serve a comunidade REBUNDANCE.

DIVES

Os DIVES são uma das componentes da série Abraçar a Abundância que integra também as Journeys (nos quais viajamos interiormente), os Encontros Reais (no âmbito dos quais visitamos bairros para desvendar possibilidades) e os Life Dives (nos quais desenvolvemos a nossa ligação com a natureza).